top of page

Atelier Henrique Canella: design de produto inspirado na força da natureza

Atualizado: 13 de mai.


O designer de produtos Henrique Canella comprova que a madeira pode ser tratada com delicadeza e tornar-se um objeto decorativo cheio de curvas, movimento, beleza e encantamento.


Suas peças autorais possuem um processo de criação único e técnicas de produção e acabamento altamente refinadas.


Com o propósito de inspirar as pessoas, explorar a plasticidade da madeira e transformá-la em objetos de arte exclusivos, Henrique Canella já navegou por criação de mobiliários, que já até viajaram para Nova York (Wright Auction), mas encontrou sua verdadeira paixão em peças decorativas confeccionadas manualmente, com inspirações na natureza.


Continue a leitura e confira como funciona o processo de criação de Henrique e quais são suas peças disponíveis na galeria da Xilo.


Processo de criação do designer Henrique Canella


O designer de produtos, à frente do Atelier Henrique Canella, cria suas peças de um jeito único, movido pela paixão e observação dos fenômenos naturais, como o vento.


Nascido em Nova Friburgo, região serrana do Rio de Janeiro, e formado em design de produtos pela PUC-Rio, o artista define uma inspiração da natureza e a desenha no papel. A partir disso, esculpe a peça explorando suas diversas possibilidades de criação.


Depois de dar forma à madeira, realiza o processo de lixamento e acabamento refinado na superfície (falaremos sobre ele a seguir!).


Criação da coleção Sinfonia das Curvas


Na criação do Vaso Escultura Falésia, da coleção Sinfonia das Curvas, ele se inspirou nas falésias esculpidas pelo vento, que é capaz de alterar paisagens pela sua força.


A peça única e inspiradora se transformou em um vaso de plantas com traços fluidos, feito à mão, em madeira maciça de Peroba do Campo de demolição.


Assim como as falésias esculpidas pela natureza, este vaso de madeira é uma obra de arte única e inspiradora.


Processo de criação do Vaso Escultura Falésia (à esquerda) e Vaso Escultura Bordo (à direita)


Como é feito o acabamento das peças do Atelier Henrique Canella?


O acabamento dado às peças é altamente refinado, realizado com técnicas especiais, como a carbonização, que se parece com o método japonês Shou Sugi Ban para proteger a madeira e aumentar sua durabilidade e estabilidade.


Após finalizar a primeira etapa da criação da escultura, Henrique carboniza superficialmente a madeira. Esse processo de acabamento oferece vários benefícios, como:

  • mais destaque à textura dos veios;

  • proteção da madeira contra fungos e organismos que consomem o material, como o cupim;

  • evita a perda de umidade ao selar a superfície;

  • efeito estético diferenciado pelo contato da madeira com o fogo, podendo ser em toda a peça ou em partes delas.

O próximo passo do acabamento é retirar o excesso de fuligem do objeto por meio da escovação. Isso tudo para que não saia fuligem nas mãos ao manusear a peça.


Por fim, a obra de arte recebe acabamento em óleo à base de resinas e ceras naturais.


Onde encontrar as peças do Henrique Canella?


O Vaso Escultura Falésia e Vaso Escultura Bordo, da coleção Sinfonia das Curvas, estão disponíveis na loja física e online da Xilo.


E, se quiser, pode vê-los presencialmente: basta agendar uma visita à galeria da Xilo!


O designer de produtos Henrique Canella compõe a equipe criativa da Xilo e sua marca é Residente do nosso Espaço Colaborativo. Venha visitar nosso espaço e descobrir verdadeiras obras de artes, entre peças e mobiliários, feitos a partir da madeira.


Veja mais fotos das peças desenvolvidas pelo Atelier Henrique Canella!


30 visualizações0 comentário

Bình luận


bottom of page