top of page

FOLGA - Mostra Pop-Up de Bancos Banquetas e Banquinhos na XILO

Atualizado: 15 de abr.

Gabriela Ferreira - 2023


Sediada na Galeria da Xilo, numa Rua do Centro do Rio conhecida pela seu contexto comercial e cultural em torno da madeira, a FOLGA surgiu da vontade de expor o resultado de projetos de banquinhos desenvolvidos pelos alunos do Ateliê Madeira, junto da oportunidade de criar mais um encontro entre estudantes de arquitetura que experimentaram o projeto de um objeto de mobiliário, com profissionais que fazem disso o seu trabalho do dia a dia.



banner de exposição de mobiliário carioca



Mostra Pop-Up


A FOLGA durou uma tarde e noite de Sábado, em Agosto de 2022, reunindo mais de 150 visitantes, expondo 5 projetos de alunos selecionados como destaques do exercício proposto pelo Ateliê Madeira, junto de outros 6 bancos dos demais alunos da disciplina que quiseram participar da Mostra. Além desses, foram expostas mais 25 peças de design autoral dentro da temática “Sentar”, todas assinadas por designers e marcas brasileiras, e em sua maioria cariocas. 




As criações das marcas Estúdio Camarotti, Estúdio Simbiose, Studio Pedro Leal, Estúdio Felipe Madeira, Philipe Fonseca, Jaca Móveis, Zebulun Arquitetura, Voador Tecelagem, Dimitrih Correa, Studio Pedro Galaso, Vaique e Henrique Clark, foram escolhidas pelo uso brilhante da madeira ou pela combinação de materiais com essa matéria prima. Com destaque para os lançamentos da Banqueta Brisa do Estúdio Simbiose, Banco Tê do Dimitrih Correa e Poltrona Gorila Vaique na sua versão com matrial Vaique Fábrica, resultado da parceria entre Philipe Fonseca e Vaique.


 


 



público observando bancos e poltronas em exposição
FOLGA - Mostra de Bancos, Banquetas e Banquinhos | Foto: acervo Xilo

público observando bancos e poltronas em exposição
FOLGA - Mostra de Bancos, Banquetas e Banquinhos | Foto: acervo Xilo

A Mostra contou ainda com 3 instalações que marcaram o espaço único do nosso prédio, que é cheio de histórias e peculiaridades advindas dos seus anos de existência:

A ocupação de Bancos Fio, por Philipe Fonseca, dentro do nosso estoque de materiais e entrada do prédio, que contou com todas as tonalidades e espécies disponíveis deste produto.


bancos em diferentes cores em cima de estoque de madeiras
Instalação de Bancos Fio | Foto: acervo Xilo


A instalação Que Nem Gorila No Lixo, que exaltou o material utilizado nesta versão da Poltrona Gorila, revestindo todo nosso elevador com o material Vaique versão Fábrica. Nesta instalação foram utilizados o equivalente a cerca de 3840 sacolas plásticas recicladas pela Vaique.



poltrona com material reciclado dentro de elevador antigo revestido de material plástico reciclado
Instalação Que nem Gorila no Lixo por Philipe Fonseca e Vaique | Foto: acervo Xilo


E ainda, os Caiques pelas Escadas, pelo Estúdio Felipe Madeira, que ostentou um total de 8 peças da linha Caique, das banquetas aos banquinhos, em diversos acabamentos e cores.



bancos e banquetas pendurados em vão de escada em espiral
Instalação Caique pelas Escadas por Estúdio Felipe Madeira | Foto: acervo Xilo



A FOLGA


“ Um convite à pausa, um descanso para os pés, um apoio para a coluna. Seja para permanecermos parados, ou descansar apenas uma parte do corpo enquanto outras trabalham, esses mobiliários tão antigos quanto as civilizações permanecem como itens indispensáveis do dia a dia. Simples e necessários, os bancos e suas variações mudam de forma, material, e acumulam funções, mas continuam essenciais.”

(trecho do texto expositivo)



cartaz de exposição FOLGA


A partir desses objetos tão simples e cotidianos como bancos, observamos que esse encontro evidencia muito do que acreditamos na XILO: o uso sustentável dos nossos recursos, o fazer colaborativo e a riqueza cultural e criativa do Brasil.


Sendo o Rio de Janeiro onde a Xilo e tantas outras iniciativas focadas em criação, design e madeira nasceram, fica claro a potência cultural e produtiva que a cidade tem, mas sofre pela falta de investimento nessa cena. Muito mais que uma exposição de peças de mobiliário em madeira, a FOLGA evidenciou a força que nasce do encontro, da troca de ideias, do compartilhar conhecimento.




O impacto dessa iniciativa 



A FOLGA, apesar de ter sido criada como uma oportunidade de exibir o resultado da parceria entre a Xilo e a Universidade Santa Úrsula, se mostrou também como ponto de encontro da cena criativa da madeira e do design no Rio de Janeiro.




Todo esse caldeirão fervilhante se desdobrou num ensaio pelos espaços do Centro do Rio, que permeiam o prédio da Xilo, utilizando as peças expostas na Mostra. Das sobras, da decadência histórica, do encontro do clássico com a vanguarda, do cenário cultural abundante, é possível afirmar que o Design Carioca permanece vivo e pulsante, capaz de traduzir em objetos e imagens o jeito brasileiro de criar e desenvolver.


Aproveita a FOLGA, e confira aqui esse ensaio com as peças incríveis que participaram desse evento.




Ficha técnica FOLGA:

Realização XILO

Direção Criativa e Curadoria - Thiago Barros

Produção e Curadoria - Gabriela Ferreira


Montagem:

Rafaela Martins

Felipe Madeira

Vanessa Garcia

Gabriela Garcia Thiago Barros Philipe Fonseca


Audiovisual:

Gabriela Ferreira

Rafaela Martins


Identidade Visual e Direção de Arte: Gabriela Ferreira Ilustrações: Marcela Amaral


Apoio:


Música e equipamento:


Bar:

Thiago Ferreira

Luiz Claudio Alves


Cardápio e comidas:


Mostra:

Instalação Caiques pelas escadas - Estúdio Felipe Madeira

Instalação Que nem Gorila no Lixo - Philipe Fonseca e Vaique

Instalação Bancos Fio - Philipe Fonseca

Banco Jujuba - Voador Tecelagem

Bancos Palinha e Ripado - Jaca Móveis

Poltrona Sala para o Mar - Caique Cerqueira

Banco Deite - Fernanda Veloso, Jonathan Lucas e Karoline Mayumi

Banco Rasgo - Marcella Martinez

Bancos Rompe - Renan Freitas

Banco Oficina - Alfredo Principe

Banco Cubo - Isabella Magluta

Banco Cadé - Armando Alves, Stephanie Moret e Victória Magalhães

Banco Matice - Betina Salada, Joice Santos e Maria Fernanda Vidal

Banco Jó - José Matheus

Cadeira Caiubá - Eduardo Gavazzi

Banco FLORA - Tiago Moraes


Agradecimentos a todos acima citados e além deles todos os alunos do Ateliê Madeira do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Santa Úrsula, ao Professor Rafael Hanzelman e à Equipe Parquet Nobre que sempre nos apoia em todas as iniciativas colaborativas.





20 visualizações0 comentário
bottom of page