top of page

Mini Guia de Madeiras Plantadas

Atualizado: 7 de mai. de 2021

Plantadas pelo homem e com ciclo de corte mais curto, comparada às nativas, as árvores plantadas fornecem matéria prima essencial para diversos fins como celulose e biomassa, além do sequestro de carbono da atmosfera.


Com o avanço das tecnologias essas áreas de plantio vem despontando como importante fonte de matéria prima sustentável para a construção civil e mobiliário. Conheça abaixo algumas espécies com suas características.



Eucalilpto



São mais de 700 espécies reconhecidas botanicamente, com propriedades físicas e químicas tão diversas que fazem com que os eucaliptos sejam usados para finalidades como, lenha, estacas, moirões, dormentes, carvão vegetal, celulose e papel, chapas de fibras e de partículas, movelaria, geração de energia, medicamentos, entre outros. Rápido crescimento, capacidade de adaptação às diversas regiões ecológicas, potencial econômico e diversidade de utilização, são características marcantes dessa árvore.



Plantação de Eucalipto



Pinus




O gênero Pinus engloba mais de 100 espécies com grande potencial a ser explorado. No Brasil, espécies desse gênero vêm sendo plantadas há mais de um século. A madeira de pinus é de cor clara, variando de branca a amarelada e fibra longa. A sua madeira é usada, principalmente, pelas indústrias de serrados e laminados, de chapas, de resina e de celulose e papel, com recentes avanços no uso da construção civil em sistemas de Wood Frame e CLT.



Plantação de Pinus



Mogno Africano



As espécies do gênero Khaya, conhecidas popularmente como mogno-africano, apresentam diferentes utilidades, desde usos madeireiros e não madeireiros (extrativos, cascas, folhas, frutos e sementes). No Brasil, o cultivo ainda é recente, com

os indivíduos mais antigos prestes a completar 40 anos de idade. Sua cor marrom-rosada a escura e suas propriedades físicas de fácil trabalhabilidade, a tornam uma madeira com bom potencial para móveis e carpintaria.



Plantação de Mogno Africano


Teca



Madeira estável, com cerne castanho-amarelado passando a castanho escuro, com listras escurecidas, possui oleosidade e presença de sílica, o que faz essa madeira possuir alta durabilidade natural. Suas características marcantes fazem a Teca ser muito utilizada em navios e embarcações (principalmente para convés), além da fabricação de móveis, revestimentos internos e externos.



Plantação de Teca


53 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page